terça-feira, 15 de dezembro de 2009

SONHO: CHAVE DE COMPREENSÃO PSICOLÓGICA DO SER HUMANO

O sonho é a chave para a real compreensão psicológica do ser humano. É um colocar-se espontâneo no modo do pensamento e das palavras: é o momento preciso em que a natureza – o inconsciente, as emoções, a atividade psíquica – espontaneamente desenha.

Antigamente, o sonho era considerado uma mensagem dos deuses. Fala-se dos sonhos também na vida de tantos santos, profetas e grandes mestres. O primeiro tratado sobre os sonhos, denominado Oneirocritica, foi escrito pelo grego Artemidoro entre os anos 100 e 200 a.C. Porém, a primeira obra que a nossa cultura considera científica é aquela escrita por Freud (A interpretação dos sonhos).

A pesquisa psicológica atual chegou em grande parte a decifrar o sonho, mas não de modo integral. Seria importante instituir a cadeira de Oniromancia na Faculdade de Psicologia para dar maior concretude em relação ao estudo da atividade psíquica do homem.

Entre os vários textos de nível científico superior referentes ao sonho que foram publicados no mundo, destaca-se o livro Manual para a análise dos sonhos de Emil Gutheil. Essa obra explica o sonho no significado artístico, religioso e freudiano, porém também ela não chega a exaurir a interpretação onírica.

“A linguagem dos sonhos, que é a linguagem da vida, sempre foi interpretada segundo a cultura, as religiões, os mitos ou as opiniões acadêmicas ou universitárias. Ninguém jamais experimentou ler como a natureza escreve. Eu encontrei a chave e a confirmação está no fato de que nunca, com toda a minha experiência e com o meu método exclusivo de interpretação, o sonho revelou-se inexato”, afirma o Acad. Prof. Antonio Meneghetti, fundador da ciência ontopsicológica, cuja metodologia inclui a interpretação dos sonhos em seus instrumentos de análise.

Em seu texto Prontuário Imagógico apresenta uma explicação introdutória do modo como é interpretado o sonho e a decodificação de alguns símbolos, aqueles que os tratados não conotaram segundo a sua íntima significância. Os termos não contidos nessa obra são interpretados segundo a corrente científica sobre os sonhos.


Adaptado do texto de Antonio Meneghetti Oniromancia contido no livro Projeto Homem. 2.ed. Florianópolis: edição do autor, 1999. pp.172-188.

Para maiores informações sobre o assunto, indica-se o texto do autor O sonho e o método ontopsicológico de interpretação onírica, publicado na obra Manual de Ontopsicologia. 3.ed. Recanto Maestro: Ontopsicologica Ed., 2004. pp.316-326.

Nenhum comentário:

Postar um comentário