domingo, 22 de novembro de 2009

AS LINGUAGENS DE ANÁLISE DO HOMEM SEGUNDO A ONTOPSICOLOGIA

Que instrumentos podemos usar para analisar, se desejamos conhecer uma situação qualquer (um ambiente, uma pessoa, uma doença, um estado de iniciativa criativa)? Como revelar a causa no interior de uma fenomenologia humana? Como conhecer uma situação antes que ela se efetue, antes que ela se exponha de modo definitivo? E como intervir para controlar a causa?

Para evidenciar o comportamento ou o acontecimento de um homem, devemos saber evidenciar as formalizações da sua atividade psíquica. Quando um ser humano pensa, conscientiza, recorda, todo esse processo lógico-racional consciente já é um efeito da atividade psíquica. Se quisermos controlar cientificamente um processo da natureza do indivíduo, devemos entrar na programação de tudo aquilo que, depois, manifesta-se como consciência, pensamento, palavra, emoção.

Quando se dá uma variação epidérmica, emotiva, erótica, de linguagem, de voluntarismo, de decisionalidade, no campo econômico ou no comportamento de um sujeito, vemos o fenômeno. Porém, antes disso, no interior daquele sujeito, qual a causa que incidiu e determinou tal fenômeno?

Diante de uma situação a ser analisada (que seja um indivíduo, um grupo ou um fato), o método ontopsicológico desenvolvido pelo Acad. Prof. Antonio Meneghetti efetua a diagnose através de seis canais:

- anamnese linguística e biografia histórica
- análise do sintoma ou problema
- análise fisiognômico-cinésico-proxêmica
- análise onírica
- análise do campo semântico
- resultados

Através desses seis instrumentos, a Ontopsicologia proporciona a capacidade exata de analisar e controlar. Por isso, essa metodologia pode ser aplicada para curar uma pessoa, ou como auxílio a uma pesquisa de laboratório, ou ainda para dar evolução e perspectiva a uma empresa, a um ministério, a um campeão olímpico etc.

Dado o homem, ou o grupo de homens que trabalham e dirigem aquele projeto, é suficiente aplicar os instrumentos ontopsicológicos para verificar se o seu posicionamento e o seu trabalho têm um resultado efetivo, se estão no caminho justo ou errôneo.

Adaptado do texto de Antonio Meneghetti As linguagens de análise do homem contido na obra Imagem e Inconsciente: manual para a interpretação dos sonhos e das imagens. 3.ed. Florianópolis: Ontopsicologica Ed., 2003. pp.22-27.

 
Para maiores informações sobre os instrumentos de análise da Ontopsicologia, indica-se o texto do autor A diagnose ontopsicológica, publicado na obra Manual de Ontopsicologia. 3.ed. Recanto Maestro: Ontopsicologica Editrice, 2004. pp.314-316.

Nenhum comentário:

Postar um comentário