terça-feira, 10 de novembro de 2009

OS INSTRUMENTOS DA ONTOPSICOLOGIA PARA COMPREENDER O INDIVÍDUO

A Ontopsicologia, como uma ciência prática, propõe-se a resolver os problemas concretos da vida humana. Depois de ter verificado experimentalmente que seu método trazia resultados, Antonio Meneghetti descreve-o a fim de que outros operadores possam aplicá-lo e assim expandir os frutos que essa ciência possibilita.

Quando pretendemos conhecer uma situação, uma pessoa, um ambiente, um problema, quais instrumentos podemos usar para analisar? Através do que podemos entender como a psique, tendo sofrido uma distorção nos seus processos, construiu aquele problema somático, psicológico, econômico que o indivíduo acusa? Quais as causas? Por que naquele órgão, naquele momento, naquela oportunidade? E, muito importante, como resolver o problema, como recuperar a saúde, como recuperar o curso de desenvolvimento do próprio projeto?

Uma ciência tem necessidade de instrumentos para indagar o seu objeto de estudo. Os instrumentos são as ferramentas que o profissional usa quando aplica na prática a ciência que estudou.

A Ontopsicologia possui seis instrumentos de análise, ou seja, seis modalidades de investigação para compreender o indivíduo, a sua situação problemática, a causa dessa situação e as alternativas que ele tem para resolvê-la. São eles:

- Anamnese linguística e biografia histórica
- Análise do sintoma ou problema
- Análise fisiognômico-cinésico-proxêmica
- Análise onírica
- Análise semântica
- Resultados

Os três primeiros são utilizados também pelas demais ciências. Os três últimos, por como são utilizados, são exclusivos da escola ontopsicológica. Esses instrumentos são intrínsecos à intencionalidade constitutiva da natureza do homem, ou seja, foram desenvolvidos em base ao modo como a própria natureza do homem processa, projeta, fenomeniza. Por isso, permitem compreender o agir causal no interior de uma fenomenologia humana.

Para maiores informações sobre o argumento, indica-se o texto de Antonio Meneghetti A diagnose ontopsicológica, publicado em Manual de Ontopsicologia. 3.ed. Recanto Maestro: Ontopsicologica Ed., 2004. pp.314-316.

Nenhum comentário:

Postar um comentário