quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

A ONTOPSICOLOGIA APRESENTA SEUS INSTRUMENTOS E APLICAÇÕES EM PRAGA




A capital da República Tcheca foi o palco do X European Congress of Psychology, realizado de 3 a 6 de julho de 2007, com o tema Mapping of psychological knowledge for society. Tema instigante, visto que, como afirma Antonio Meneghetti “a ciência é um fato substancial e se revela nos seus efeitos durante a história da humanidade. Para todo cientista não foi tão difícil descobrir, quanto foi comunicar a sua descoberta. De fato esta, ao menos se é importante, sempre contradiz o sistema corrente dos conhecimentos do ambiente” (Imagem e Inconsciente, 2003).

A Associação Européia de Ontopsicologia (AEO) esteve presente no congresso com um simpósio sobre Ontopsicologia e dois trabalhos. No Simpósio foi ilustrada a sua metodologia, os campos de intervenção, as aplicações e os instrumentos. Os temas tratados nas duas apresentações individuais foram “o nexo ontológico em psicologia” e “a cinelogia ontopsicológica”.

Durante o evento, os relatores da AEO realizaram valorosos encontros com o Prof. Miloslav Solc, Presidente da Comissão Organizadora e Vice-presidente da União das Associações de Psicologia da República Tcheca; com o Prof. Paul Martin, Presidente do 27º Congresso Internacional de Psicologia Aplicada que acontecerá na Austrália, em 2010 e com a Prof.a Jeanette Milgromm, da Universidade de Melborne. Os dois últimos, que conheceram o Prof. Antonio Meneghetti no Invited Symposium do 28º Congresso Internacional de Psicologia, realizado na China em 2004, renovaram o convite científico para o encontro na Austrália.

Adaptado da reportagem A contribuição da Ontopsicologia na Europa, publicada na revista Nova Ontopsicologia. Recanto Maestro: Ontopsicologica Ed., ano XXV, n.1, março 2008. p.124-125.

Nenhum comentário:

Postar um comentário