terça-feira, 20 de outubro de 2009

QUEM CRIOU A ONTOPSICOLOGIA?

Historicamente, o nome Ontopsicologia foi cunhado por Antony Sutich, durante um encontro científico realizado em Paris, no ano 1956. Nessa ocasião, reuniram-se os principais expoentes da que foi chamada a “Terceira Força em Psicologia”: a Psicologia Existencial-humanista. Naquela reunião, buscava-se uma nova visão, uma nova metodologia, uma nova abordagem que unisse a ontologia e a psicologia, o sentido da realidade da vida e o modo de conhecer da consciência humana.

No prefácio da segunda edição do livro “Introdução à psicologia do ser”, Abraham Maslow afirma que a Psicologia Humanista era apenas um momento de transição para uma quarta psicologia, ainda mais elevada, à qual Sutich havia sugerido o nome de Ontopsicologia. Entretanto, apesar da idéia e do nome, faltava o cientista, a mente que pudesse indicar claramente este novo percurso.

A Ontopsicologia de Antonio Meneghetti nasce a partir do trabalho que este cientista italiano desenvolveu como professor convidado na Pontifícia Universidade São Tomás de Aquino, em Roma, entre os anos de 1970 e 1973. Das lições que fez na Faculdade de Filosofia, nasce o livro que fornece a primeira formalização teórica da ciência ontopsicológica: Ontopsicologia do Homem.

Com o objetivo de verificar o resultado clínico em Psicologia daquilo que havia formulado em teoria filosófica, Meneghetti abre em 1975, em Roma, um Centro de Terapia Ontopsicológica, que funciona tanto como clínica quanto como instituto de formação. A partir dos resultados positivos obtidos no campo da cura, recolhe elementos que lhe permitem chegar às descobertas que especificam e diferenciam a Ontopsicologia: o campo semântico, o Em Si ôntico e o monitor de deflexão.

Antonio Meneghetti não criou o termo Ontopsicologia, mas deu a ele concretudo científica. Esta metodologia nasceu de uma evidência no interior da prática clínica existosa. Ao exercitar a psicoterapia, vendo o resultado positivo, Meneghetti começou a analisar o que fazia e descreveu em teoria a experiência clínica que o fato lhe evidenciava.

Para maiores informações, indica-se o texto base para o conhecimento da ciência ontopsicológica: MENEGHETTI, A. Manual de Ontopsicologia. 3.ed. Recanto Maestro: Ontopsicologica Editrice, 2004.